Saturday, August 2, 2008

Gesell

Introdução


Este trabalho visa estabelecer diferenças entre a teoria comportamentalista de Gesell, características apresentadas na sua teoria, e as características das crianças observadas pelo grupo.

A compreensão da teoria de Gesell ajudou-nos na observação da crianças dos 11 aos 16 anos, cujo comportamento assemelha-se e difere-se (semelhanças, físicas ou intelectuais, de nível social, de ocupações) das crianças observadas pelo grupo.

Para a elaboração deste trabalho foi usado o método de observação natural e entrevista.


Estádio

Observação

Determinação e inicitiva de inventário e de classificação 10 - 16

È o período da adolescência e a crise manifesta-se devido ao desenvolvimwnto das características sexuais secundárias (mudanças psicofisiológicas).

Aos 11 anos ela irrita-se facilmente, têm pequenos acessos de cólera, discute e implica-se sempre com os outros, resiste as tarefas impostas ou as ordens dos pais. Procura autodeterminação e independência.

Aos 12 anos “a crise arrefece um

pouco” e manifesta maior consciência de si

mesma e gosta dos seus coetâneos. Mais apta para o pensamento abstracto e percebe-se aos poucos do valor de conceitos como justiça, legalidade, vida, etc.

Aos 13 anos volta a interiorização e fecha-se muitas vezes sobre si mesma (medita, sonha acordada, etc). Toma consciência dos seus poderes de raciocinio. È tímida, sensível a crítica, têm maus amigos e sente atracção sexual. Preocupa-se com a sua mímica e vestuário e gosta de se ver ao espelho. È sensível aos estados emocionais dos outros.

Aos 14 anos volta a exteriorização e expansão, torna-se mais viva e rigorosa, exuberante, sociável e têm mais amigos. Gosta de raciocínio e de discutir (a sua linguagem atinge o nível adulto.

Aos 15 anos ela torna-se mais tranquila, séria e pensativa, cultiva o vocabulário

para se exprimir com clareza e precisão, procura mais independência da escola e da família.

Aos 16 anos equilibra-se. Está no ponto mais alto do seu desenvolvimento. As escolhas profissionais e familiares começam a manifestar-se. E este desenvolvimento vai continuar até aos 25 anos quando atinge a maturidade adulta.

Nome: Meison Simão Machava

Idade: 12 anos e 4meses

Residência: Av. Salvador Allende

Sexo: Masculino

11 – 12 anos

Meison mostrou ser uma criança com as seguintes características:

Fisiológicas

* Aparecimento de pêlos, por exemplo, nas axilas, pêlos faciais;

* Voz ligeiramente aguda;

* Alargamento dos ombros, etc.

Cognitivos

* Pensamento concreto, por ex: a compreesão da conversão de volume;

* A inteligência afasta-se relativamente ao real para se inserir no possível para ligar directamente o possível ao necessário sem a mediação indispensável do concreto;

* O grupo é tudo para Meison;

* Agora, de que as classes são não somente grupos de objectos concretos, mas podem ser concebidos e/ou imaginadas como abstracções ou entidades formais;

*A sua capacidade de concentração cresceu.

Social

* Têm vida social muito intensa (estar em grupo è tudo para Meison);

Afectivo

* Têm ímpetos e entusiasmos e as emoções atingem pontos culminantes de intensidade;

* Têm energia para dar e vender e torce-se sem cessar;

* Interpela mais do que responde e é muito crítico com seus pais;

* Têm exagero nas recriminações, discussões, injúrias, gritos resposta e grosserias espectaculares da criança de 11 anos.

Nome: Jenifa Nádia Jamal

Idade: 13 anos e 7meses

Residência: Bairro Central

Sexo: Feminino

13 – 14 Anos

Jenifa mostrou as seguintes caracteristicas:

Fisiológicas

* Crescimento dos seios, alargamento dos quadris,

Cognitivos

* Têm um desenvolvimento intelectual.

Sociais

* Sente-se pouco confortável com o corpo, preocupando-se muito com questões de beleza as vezes ate fazendo uma serie de esteriótipos de beleza em relação as quais ela se valoriza por exemplo: artistas como Jennifer Lopez, Beyonce, Dama do Bling, etc;

* Tem muitas amigas e e facilmente influenciada por elas;

* Descreve as outras pessoas integrando as suas qualidades e os seus defeitos (relativismo social)

Afectivo

* Tem atracção sexual;

Nome: Malik Amade Saide

Idade: 16

Residência: Polana Cimento

Sexo: Masculino

15 – 16 Anos

Malik mostrou as seguintes características:

Fisiológicas

* Tem verdadeiro interesse genital;

* Voz aguda;

* Os pelos já estao bem desenvolvidos, etc.

Cognitivas

* Parcialidade de julgamento;

* Gosto do paradoxo (ambivalência);

* Análise e síntese;

* Raciocínio no abstracto;

* Recurso as explicações objectivas (exemplo: ideias de lei e de causa, verificação experimental);

* E capaz de entender problemas da vida real e os problemas que afectam a sociedade e o mundo em geral

Sociais.

Social

* Sente determinado conflito entre a lealdade ao companheiro do mesmo sexo e atraccao ao elemento do sexo oposto;

* Já tem escolha professional;

* Tem uma inclinação em termos de actividades sociais.

Afectivas

Desenvolvimento da paixao, da intimidade e da segurança.


Concluãso

Após a observação destas criancas, de acordo com a teoria de Gesell, concluiu-se que alguns aspectos observados coincidem e outros não. Isto deve-se, talvés, ao facto desta teoria ser um tanto quanto antiga (anos 50) que justifica facto de as criancas de hoje ter um desenvolvimento acelerado em relação as que poderiam, no tempo em que Gesell escreveu a sua teoria, ter.

Pudemos observar que a crianca dos 11-12 anos que acaba de sair do egocetrismo por isso tem necessidade de socialição com criancas da mesma idade esta relação cria um conflito dentro de casa.

A crianca dos 13-14 anos caracteriza-se por levar uma vida social intensa,tem muitos amigos (amigos de segredinho) dos quais partilham um sentimento de partilha, gostam de emitar pessoas mais velhas.

A criança dos 15-16 anos, a crianca observada pelo grupo mostrou um sentimento de paixãoe intimidade e a segurança pessoal ou a redução da ensiedade.

Estas três criancas procuram um sentimento de auto-determinação de iniciativa, independência, existe um sentimento de justiça e lealdade de grupo.

Em muitas características as observaçãoes feitas não coincidem com a teoria de Gesell.